quarta-feira, 18 de agosto de 2010

OFICINA DE JUDÔ




A oficina de judô, dentro da Escola Comunidade/Mais Educação, tem como objetivo estimular a prática das manifestações corporais, relacionadas à arte e suas variações, utilizando-as como motivação ao desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional e, através do conhecimento histórico, buscar atingir o principal lema do esporte: “MÁXIMA EFICÁCIA MÍNIMO ESFORÇO”, “PROSPERIDADE E BENEFÍCIOS MÚTUOS”


Professora Leandra, juntamente com o Prof. Me. Douglas Perdomini vem trabalhando diariamente com os alunos o código moral da arte, segundo uma lista de valores essenciais que necessariamente devem ser respeitados, observando as qualidades e virtudes que cada judoca deverá adquirir:

DELICADEZA E CORTESIA: são valores que se impõem desde o início, no jovem Judoca, sob a forma de uma "etiqueta" (conjunto de regras de um cerimonial em prática numa instituição) simples mas rigorosa. É através deste valor que o jovem compreende as implicações das suas atitudes. Na essência, é um conjunto de regras que determinam o comportamento de um grupo social passíveis de compreensão e respeito.

CORAGEM: é aquela que é obtida fruto de uma acção pontual. No Judo a coragem é de outra ordem: o saber começar sem grandes objectivos, continuar mesmo com resultados e nunca desistir (sem esperança).

SINCERIDADE: saber ser verdadeiro.

CONTROLE DE SI: manter-se calmo, mesmo quando a raiva aumenta.

RESPEITO: pelo Dojo, do professor, dos princípios, do próximo, da integridade física dos outros e do seu valor humano. Sem respeito não pode haver verdade.

HONRA: ser fiel a palavra dada, com honestidade.

MODÉSTIA: saber que se pode ganhar hoje e perder amanhã, saber colocar o ego no seu lugar, para funcionar em harmonia com os outros.

AMIZADE: deve ser privilegiada, é o mais puro dos sentimentos humanos.



PRÍNCIPIOS DO JUDÔ – JIGORO KANO



1) Conhecer-se é dominar-se, e dominar-se é triunfar.”

2) “Quem teme perder já está vencido.”

3) “Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo, humildade.”

4) “Quando verificares com tristeza que nada sabes, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado.”

5) “Nunca te orgulhes de haver vencido um adversário. Ao que venceste hoje, poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.”

6) “Nunca te orgulhes de haver vencido um adversário. Ao que venceste hoje, poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.”

7) “Nunca te orgulhes de haver vencido um adversário. Ao que venceste hoje, poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.”

8) “Saber cada dia um pouco mais, utilizando o saber para o bem, esse é o caminho do verdadeiro judoca.”

9) “Praticar o Judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo a obedecer com presteza. O corpo é uma arma cuja eficácia depende da precisão com que se usa a inteligência.”

10) “Nas águas do rio da vida, chega mais longe quem nada como deve, quando deve e até onde deve.”

11) “Ceder para vencer.”

12) “Judoca é o que possui inteligência para compreender o que lhe ensinam, paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes e fé para acreditar naquilo que ainda não compreende.”

13)“A fraqueza é susceptível, a ignorância é rancorosa, o saber é a força da compreensão, aquele que compreende perdoa.”


No último sábado dia 14/08/2010 realizamos a troca de faixa branca para a cinza com a presença do bicampeão mundial João Derly, como mostramos nas fotos abaixo:


Cuidando da saúde


Alunos do projeto juntamente com o secretário municipal de Educação







Subprefeito da região sudeste, Paulo Acinelli




Prof. Me Douglas Perdomini e seus alunos.

Trocando a faixa.



f
Prefeito Jairo Jorge realizando a troca da faixa.

Comunidade Escolar apoiando o evento.

Aguardando....

sábado, 14 de agosto de 2010

Campeão João Derly prestigia programa Escola Comunidade de Canoas

Prefeito municipal Jairo Jorge, João Derly e alunos da Escola Comunidade
A manhã de sábado em Canoas ficou mais festiva ainda com as ilustres presenças do Ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi e do campeão mundial de judô João Derly. A convite do subprefeito Paulo Acinelli, o atleta veio a cidade para fazer a troca de faixa dos alunos de judô da oficina do Programa Escola Comunidade da escola municipal Teodoro Bogem. Cerca de 50 dos 80 judocas participaram do momento, realizado após o Prefeitura na Rua na Praça Dona Mocinha.

Emocionados, os integrantes da oficina trocaram para a faixa cinza na presença de um dos mestres da arte. João Derly destacou a importância de reconhecer o trabalho de Canoas dentro do judô. “Vim porque tenho amigos canoenses com quem treino na Sogipa, além do mais é preciso fomentar esse incentivo como o da prefeitura para que os atletas tenham mais espaço e para que possamos incluir o esporte no currículo escolar”, declarou o bicampeão mundial.

Dentro da equipe que treina com Derly em Porto Alegre, está Moacir Mendes Junior, judoca desde os quatro anos de idade. Multicampeão nacional e pan-americano e bronze no Mundial júnior, o atleta está se preparando para a Copa do Mundo de Judô, que acontece no final de agosto. Em busca de apoio, Moacir falou com o prefeito Jairo Jorge, que se comprometeu com a causa do canoense.

Amanda Utzig Zulke (http://www.canoas.rs.gov.br/Site/Noticias/Noticia.asp?notId=10413)

Notícias do Site da Prefeitura Municipal de Canoas - 10/08/2010

CAMINHADA DOS ESTUDANTES REPUDIA AS DROGAS
http://www.canoas.rs.gov.br/Site/Noticias/Noticia.asp?notid=10361


Dezenas de crianças, jovens e adolescentes participaram, nesta tarde, da Caminhada dos Estudantes, que partiu do Calçadão e percorreu as ruas 15 de Janeiro e Ipiranga, até o estacionamento da Prefeitura, na esquina da avenida Getúlio Vargas. A atividade se encerrou com Show do Fat Dui. A Caminhada integra a programação da 4ª Semana Municipal da Juventude, que encerrará no próximo domingo, 15. Precedido por motos da Brigada Militar, uma viatura da Guarda Municipal e outra da Defesa Civil, o grupo chamou a atenção de quem circulava pelo Centro.

Participação

Indetificados por grupos, que representaram as escolas municipais Rio Grande do Sul, General Osório, Monteiro Lobato, Paulo VI, THEODORO BOGEN, Nancy Pansera, Farroupilha, João Paulo, Ícaro, da Fundação Canta Brasil, do programa Atleta Cidadão do Futuro e do GAG Piazito do Sul, os estudantes portavam cartazes com mensagens contra o uso de drogas.

A Vice-prefeita e secretária da Saúde, Beth Colombo, e o coordenado municipal da Juventude Almiro Gherat, o Cebola acompanharam o trajeto, assim como os DJs Cabeção e Finna, que formam o Fat Duo e se declararam parceiros da Prefeitura nas ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

Alunos da Escola Comunidade/Mais Educação, Prof. Douglas e Silvia e a vice-prefeita Beth Colombo
Para o estudante da 5ª série da ESCOLA THEODORO BOGEN Yuri Alves da Silva, o mais interssante da Caminhada foi o respeito que observou entre as pessoas. Assim como seus colegas, ele cantou e dançou com o som do Fat Duo e participou das brincadeiras que caracterizam a dupla de DJs "Mais irreverente do Brasil".

Eloá da Rosa (Secretaria de Comunicação)

DIÁRIO DE CANOAS - 11/08/2010

CAMINHADA NO LANÇAMENTO DO PROGRAMA CANOAS VIVA

Escola Comunidade / Mais Educação Theodoro Bogen



Alunos de 11escolas municipais, do projeto Atleta Cidadão do Futuro e entidades integraram a caminhada da Juventude, que aconteceu o lançamento do programa Canoas Viva, na tarde de ontem. Os participantes partiram do Calçadão da Titadentes, seguiram pela 11 de Janeiro até a Ipiranga com a BR-116, onde se divertiram ao som dos DJs do FatDuo. Ao longo do trajeto os jovens empunharam cartazes de conscientização sobre o uso de drogas. "Trabalhamos estas questões de saúde, em especial a prevenção com os nossos alunos do 2º ano a 8º série atendidos pelo Mais Educação", comentou o professor do Theodoro Bogen, Douglas Perdomini.    (Luciane Ferreira).                                                                                                       



terça-feira, 3 de agosto de 2010

DANÇA CRIATIVA

As aulas de DANÇA dentro do Projeto Mais Educação na Escola Theodoro Bogen, tem como objetivo proporcionar atividades em que a movimentação física seja vivenciada como possibilidade singular de expressão.

A professora Andressa durante as aulas realiza uma exploração livre do movimento criativo de cada aluno. Com isso abordando o conhecimento do esquema corporal e educação auditiva, a dinâmica corporal e as suas possibilidades motoras e a estruturação das relações espaciais e temporais.

Com aulas criativas, acreditamos que os alunos vão conhecendo o seu corpo, a sua mente, seus pensamentos, sua imaginação, sua linguagem, consequentemente acabam descobrindo os seus limites, o que seu corpo é capaz, e principalmente até onde sua imaginação pode levá-los e toda a capacidade de comunicação.

Objetivos:

- Ajudar os alunos na descoberta dos movimentos como meio de comunicação e de desenvolvimento de idéias;

- Familiarizar os alunos com a sua linguagem corporal;

- Possibilitar através da expressão que os alunos desenvolvam aspectos biológicos, psicológicos, sociais e motores;

- Mostrar para os alunos que são capazes de criar coreografias individuais ou de grupo.